terça-feira, dezembro 05, 2017

Gefeliciteerd, je ouwe lul!


Foi com esta frase que o meu antigo manager me cumprimentou ontem, segunda-feira, quando chegou ao escritório. A frase traduz-se por "Parabéns, seu pila velha!". Parece que é o equivalente holandês à expressão inglesa "you old fart" ("seu peido velho"). Ainda não sei qual expressão é a melhor...

O meu manager cumprimentou-me na segunda porque não estava no escritório na sexta, que foi quando eu completei os 40 anos de existência, que tal como já escrevi o ano passado considero ser precisamente o meio-ponto da nossa vida. A esperança de vida na UE ronda os 80 anos para os homens (superior para as mulheres) e é quase garantido que se chegue aos 80 em casos normais (sem acidentes nem doenças fatais). Por isso até chegar aos 40 ainda julgamos que vamos viver mais do que já vivemos, mas ao chegar a esta idade é sempre a descer, a perspectiva é que já temos menos dias para gozar aqui na terra do que aqueles que já gozamos ou deixamos escapar...

Mas voltando ao escritório, só recebi os parabéns de muita gente na segunda porque na sexta é normal ir pouca gente ao escritório. Eu nem sequer era para ir, tinha decidido que tirava o dia, mas quando disse à Carolina ela franziu o sobrolho e disse "já estragaste tudo". É que ela estava a planear uma festa surpresa e precisava que eu passasse o dia fora de casa. Acabei por trocar o dia de sexta por 2 tardes de quinta e até ajudei a ir fazer as compras para a minha festa surpresa.
Mas uma vez que fui trabalhar no meu aniversário levei um bolo de maça e nozes que a Carolina fez, assim como umas oliebollen, típicas da época, que compramos na véspera:
O saquinho não tinha cocaína mas sim açúcar em pó para se pôr a gosto nas olibollen.

Como estava pouca gente e sabia que ia sobrar, armei-me em gajo simpático e fui levar uma fatia e uma oliebol para cada uma das raparigas (são novas) da recepção. E também convidei as 2 hostesses da Tribes para virem à nossa sala provar as iguarias. A Sevim, que é quem costuma estar todos os dias e conhece-nos melhor perguntou se tinha sido eu a fazer o bolo, ao que eu respondi (ignorando o comentário parvo do gajo que percebe sempre tudo diferente dos outros de que tinha sido eu a comprar sim) que tinha sido a minha esposa. A Sevim depois de ter comido disse para eu pedir à Carolina para fazer bolos todas as semanas para lhes levar. E eu disse que se calhar ela fazia se a Sevim viesse cá a casa lavar a roupa e passar.
A Sevim achou que a troca valia a pena e decidiu ir logo a minha casa, e de mota para ser mais rápido.

Já agora, quase toda a gente comeu 2 ou mais fatias do bolo e mesmo estando pouca gente no escritório não sobrava muito quando me vim embora por volta das 15:00. Prova que gostaram.
Mas não foi esse bolo que gostaram. A Carolina, que agora decidiu que também pode decorar bolos de festas para além de tudo o resto que já faz, fez-me um bolo especial, que eu atrevo-me a dizer ser dos primeiros bolos em todo o mundo a usar já o novo logótipo da Formula 1, logótipo que só tem 1 semana:
O Sebastião gostou foi do carro em cima (da Lego) e ainda a festa não tinha começado já o tinha tirado do bolo!

Quando a Carolina me perguntou como eu queria festejar o meu aniversário, há semanas atrás, eu tinha dito que queria comprar champanhe e beber com a malta que aqui estaria. Porque tivemos convidados, que vieram visitar Amesterdão por estes dias, isso não era surpresa. Mas a Carolina achou que os 40 eram especiais, pois é a entrada nos entas e como escrevi acima o meio da nossa vida, e organizou a festa surpresa. Já viram o bolo mas a festa teve mais que isso. Felizmente as bebidas ficaram a meu encargo, devido a ter estragado a surpresa antes, e por isso não faltava alcool. Mesmo assim bebeu-se para cima de 11 litros de bebidas alcoólicas. 4 litros de cerveja de trigo alemã, 2 litros de minis Super-Bock, litro e meio de cerveja forte belga, litro e meio de espumante alemão, 0,75l de Moët & Chandon, meio litro de tinto alentejano, 1 litro de Heineken e 0,25l de Radler:
Maioria dos espólios da noite. As Heineken não contam pois para além de ser em lata, é Heineken (ou seja, fraco).

Também houve comida. Uns frangos de churrasco e uns salgadinhos (coxinhas, rissóis de carne e rolinhos de salsicha) porque o senhor dos leitões só entrega ao fim-de-semana. Não contente com isto a Carolina ainda fez um caldo verde que pelos vistos foi tudo, assim como o já tradicional paté de atum e delícias, e ainda pão com chouriço e pão com azeitonas, tudo caseiro. O Gustavo, um dos turistas de Portugal, ainda foi assar uma chouriça em álcool mais tarde na noite. E para sobremesa, para além do bolo havia tarde de nata, também feito pela Carolina, e um cheesecake de frutos vermelhos que a Vera fez especialmente para mim porque sabe que eu gosto do cheesecake dela (sem segundas intenções).
Só tenho esta foto dos salgadinhos porque como dizem as etiquetas, wished they were beer!

Já falei do Gustavo e da Vera mas havia mais 8 convidados adultos para além dos miúdos. Os outros 2 casais maravilha, Ana & Gerben (o único estrangeiro mas na terra dele) + André & Ângela e respectiva prole. O outro casal maravilha, a grávida sexy Vera & o maior Ricardo. E os turistas; o Gustavo casou-se em Maio com a Gabi, amiga de velha data e que já cá tinha estado antes, que trouxeram a Mafalda e o André que conhecemos no casamento da Gabi e do Gustavo. Obrigado a todos por passarem um tempo comigo e trazerem cor e beleza à noite de sexta-feira, mesmo depois de um dia de trabalho ou um dia de passeio.
Mas para além dos convidados físicos, tive aqueles que que me enviaram uma mensagem por vídeo e que a Carolina montou num filme engraçado com a ajuda do Ricardo. A família mais próxima e alguns dos bons amigos, do Brasil até à Noruega passando por Angola, Portugal (obviamente), Luxemburgo, Alemanha e Inglaterra, incluindo mais algumas pessoas que estão aqui. Até me cantaram os parabéns em Romeno e tudo (uma estreia).
Não sei se alguém filmou ou fotografou a minha visualização do filme mas sei que veio uma ou outra lágrima ao canto do olho!

Grande parte disto que escrevi já foi publicado pelo Facebook e Instagram, não será novidade para a maioria de vocês, julgo eu.
O que não escrevi que chegue é a minha gratidão e amor pela Carolina que mesmo eu já sabendo conseguiu fazer na mesma uma grande surpresa e dar-me (muito) mais do que eu mereço.
Muito obrigado meu amor e amo-te muito, mesmo que já tenha menos anos para te continuar a amar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade